quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Saindo do padrão


Vou sair um pouco do meu padrão de postagens e comentar rapidamente (são quase duas da manhã e amanhã é dia de branco) dois programas de televisão que me despertaram a atenção e me produziram efeitos distintos.

O primeiro, o qual acabei acompanhando a temporada quase inteira, foi o "Descolados", um seriado jovem que estreou esse ano na MTV (acho tão mais bonito quando falam aquele eMêTêVê bem abrasileirado). Com um elenco talentoso, um argumento bacana (três jovens encontram-se por acaso e resolvem dividir um apartamento em São Paulo, vivendo e dividindo as agruras e alegrias da juventude e da megalópole), estórias divertidas e bem construídas (apesar de nada profundas, produzem um bom entretenimento), além de um formato inovador de cinema digital (não entendo muito, mas me deu essa impressão) para programas desse tipo; torna-se, na minha opinião, um excelente entretenimento para as pessoas que gostam de acompanhar seriados que produzem uma certa identificação com a juventude atual (ou uma parte, talvez eu me encaixe nela, ainda), sem se ater a clichês ou subestimar a inteligência do espectador.

O segundo é o seriado "Aline", que passa na Globo às quintas à noite. Nutria uma certa expectativa em relação a este, devido principalmente ao elenco, destacando o promissor talento da intérprete da protagonista, Maria Flor, e ao mote inusitado de tratar do universo de uma menina meio louquinha com dois namorados e muita estória pra contar. Vou ser sincero. Apesar de ter me encantado pela beleza, simpatia e charme da protagonista, achei o programa bem ruinzinho, com uma falta de quimíca e, diria, até um certo engessamento do elenco, o abuso de clichês na composição dos personagens (uma versão mais inteligente - não é um elogio - da Clarah Averbruck, com dois namorados totalmente descompassados) , além de uma certa falta de leitmotiv na estória em si. Se por um lado, faltou um pouco de talento para o humor  dos atores e do próprio texto; por outro, nos momentos onde se buscou uma certa sensibilidade, explorar um momento mais sério e comovente, como numa cena onde Aline volta a casa onde foi criada e revive em pensamentos os momentos de sua infância e adolescência, me parece que faltou um cuidado mais sensível do diretor na construção do cena.

Talvez esteja sendo apressado, afinal, asssisti apenas a um capítulo desse seriado. Mas aqui deixo minha opinião sobre esse dois programas que me chamaram a atenção, positiva e negativamente.

Um comentário:

well souza disse...

E ae Jovem, beleza??

Acompanho os dois seriados + A grande Família (por causo do Agustinho rsrrs)

Concordo com seu texto. Também acho que o Aline poderia ser melhorzinho e me encantei pela atriz!! rsrs

O "Descolados" é muito bom! por coincidência assisti ao primeiro episódio e não larguei mais. E olha que não sou de ver TV, muito menos seriados. O único inconveniente dele é que tenho que escutar merda de um amigo que até hoje assiste "Friends" rsrsr

Abraço!